4 dicas de marketing para divulgar sua clínica sem gastar muito

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4 dicas de marketing para divulgar sua clínica sem gastar muito

Dizer que uma estratégia de marketing contemporânea e inteligente é essencial para o crescimento de qualquer negócio não é novidade para ninguém. Porém, muitos empresários da área de saúde têm certos receios ao tentar escolher o melhor jeito de divulgar seus consultórios médicos.

Muitos pensam que esta é uma opção fora de suas possibilidades, achando que é preciso investir muito tempo e dinheiro, ou mesmo por medo de estarem infringindo certas regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). A boa notícia é que é possível fazer marketing para a área de saúde de forma eficiente, sem infringir nenhuma regra do Conselho, e ainda promovendo o negócio no mercado a que se destina.

Mas como isso é possível? Preparamos algumas dicas de marketing para que você consiga divulgar sua clínica e conquistar novos clientes — e o melhor: com estratégias simples que não requerem altos custos.

Foque em seu público-alvo

Essa dica de marketing vem em primeiro lugar simplesmente porque um dos fatores principais para o sucesso de um negócio é a segmentação de clientes. Não adianta tentar “abraçar o mundo”, pois é uma tarefa impossível. Portanto, antes de qualquer outra coisa, é necessário definir quem é seu público-alvo. Somente a partir do momento em que você definir quem gostaria de atingir é que poderá escolher quais serão as estratégias de marketing mais apropriadas para esse público.

Conhecendo melhor o cliente, será possível agir de forma inteligente para tentar atraí-lo para seu consultório, pois você conhecerá a fundo as necessidades dele. Com isso, quem sai ganhando é sua clínica: ela passa a ter mais credibilidade, pois se torna uma especialista naquilo que seu cliente procura.

Ofereça a solução para o que seu cliente precisa

Todo mundo gosta de se sentir importante, principalmente quando estamos lidando com um problema de saúde ou preocupados com um possível diagnóstico. Nesse momento, nos sentimos carentes e gostamos daqueles que nos dão atenção. Descobrir o que seu cliente precisa e encontrar a solução para isso é uma forma humanizada de atendimento. E não há dica melhor do que essa: atendimento humanizado — seu cliente em primeiro lugar! E lembre-se, ele não é simplesmente mais um paciente, ele é o seu cliente com acesso a informações e capaz de divulgar o que você vende: saúde.

Transforme sua gestão em seu melhor marketing

Nenhum negócio pode prosperar sem uma boa gestão. Assim, procure estar sempre atento a tudo que se passa dentro de sua clínica, pois não são somente os assuntos financeiros que são importantes para o sucesso de uma empresa. Deve-se observar desde os aspectos físicos, como limpeza e organização, até os aspectos relacionados às pessoas. Como estão as condições de trabalho de seus funcionários? Eles estão satisfeitos? Passam uma imagem positiva para seus clientes? Eles devem ser o espelho daquilo que você está vendendo. Eles são uma extensão da sua clínica e também fazem parte do marketing da sua empresa. Quando os demais médicos e funcionários da clínica estão satisfeitos por trabalhar ali, eles mesmos irão indicar o estabelecimento para seus contatos, gerando um marketing natural e de ótimo retorno.

Contrate agências que entendam sobre marketing para área de saúde

Cada tipo de empresa tem necessidades particulares e, para fazer o marketing para a área de saúde, você deve procurar quem entende do assunto. Busqueempresas de marketing que têm conhecimento sobre o seu mercado e que saibam fazer um planejamento estratégico e personalizado para sua clínica, dentro de um orçamento realista. Uma empresa que faça uma consultoria voltada para o desenvolvimento de seu negócio, que seja séria e saiba como utilizar as ferramentas corretas — como o marketing digital, por exemplo —, utilizando-se de conteúdos atraentes que gerem mais leads e resultados fantásticos para sua clínica médica.

Às vezes acreditamos que ações complicadas e caríssimas são as melhores para trazerem clientes para nosso negócio. Muitas vezes, porém, simples dicas de marketing como essas podem gerar grandes resultados. Por isso, não hesite em testá-las.