6 dicas de marketing que uma clínica médica precisa seguir

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6 dicas de marketing que uma clínica médica precisa seguir

Todo gestor de clínica médica deve ter o planejamento de marketing entre suas prioridades. É através deste tipo de trabalho que encontra seus diferenciais, conquista clientes, aumenta seus atendimentos, é mais eficaz na retenção, entre outros benefícios que podem fazer o seu negócio prosperar. É muito importante saber conduzir este tipo de projeto para ser bem-sucedido. Pensando nisso, no post de hoje, listamos dicas de marketing essenciais para que gestores possam desenvolver o planejamento de sua clínica.

 

Se você quer saber como está a sua presença digital, faça uma avaliação aqui!

 

Faça uma análise de mercado
É fundamental que o gestor saiba como outras clínicas estão realizando o seu trabalho e investindo em marketing. Não para copiar, mas para entender o que o mercado está realizando e o que o seu público está buscando nos serviços de uma clínica médica. É desta forma que você encontra oportunidades e desenvolve os seus diferenciais, ainda tendo a chance de fortalecer sua imagem e participação no mercado. Na sua pesquisa, não deixe de incluir opções de marketing digital, pois têm um custo menor e oferecem mais benefícios.

Invista na sua presença online
A presença online de sua clínica é muito importante — e o primeiro passo é ter um site muito bem desenvolvido, incluindo um design responsivo para versõesmobile, pois ele é mais do que um ‘cartão de visitas’. Seu site pode atrair clientes e impulsionar seus atendimentos e consultas; portanto, inicie sua presença digital por ele. Depois, invista em outras ações digitais e em ferramentas que auxiliem o trabalho de marketing de sua clínica. Campanhas de publicidade online são um exemplo de como você pode fortalecer sua presença na internet.

Tenha um plano de marketing de conteúdo
Um dos objetivos do marketing de conteúdo é produzir materiais que possam atrair e educar uma audiência que esteja relacionada com o seu segmento de negócio. A maneira mais simples de se fazer isso é criar um blog com publicações voltadas para seu nicho de atuação. Por exemplo, no caso de uma clínica, você pode publicar textos voltados a eliminar dúvidas sobre procedimentos e serviços prestados, além de dicas de saúde. O gestor deve aproveitar essas oportunidades para atrair mais clientes para sua clínica, pois, através do marketing de conteúdo, você não está apenas vendendo um serviço ou produto, mas agregando valor à vida do público-alvo e gerando valor para sua marca.

Seja ativo nas redes sociais
Ter um perfil ativo nas redes sociais é uma excelente dica de marketing digital, pois aproxima a clínica de seus clientes e fortalece o relacionamento. Portanto, não deixe de incluir um trabalho focado nas redes sociais dentro de sua estratégia de marketing. O mais interessante é que isto não demanda por altos investimentos, sendo possível inclusive automatizar as postagens e não sobrecarregar sua equipe.

Não se esqueça do pós-venda
O principal objetivo de nossas dicas é aumentar o volume de atendimentos de uma clínica médica. Faz parte da rotina do gestor trabalhar junto ao time de marketing no desenvolvimento de ações que podem gerar mais lucros. É o caso das ações de pós-venda. Criar uma prática de avisar clientes sobre as próximas consultas ou exames é um tipo de ação que pode ser desenvolvido pela clínica. O segredo para isso é ter um sistema interno para automatizar e facilitar a execução.

Promova parcerias
Uma clínica pode fechar parcerias com fornecedores, médicos, laboratórios, além de outras clínicas que prestam serviços complementares. Estimular e aproximar seus parceiros é uma ótima dica de marketing, pois isso aumentará o alcance de suas ações de forma natural e com pouco ou nenhum investimento. Citamos o uso de redes sociais e compartilhar as postagens de parceiros em seus perfis é uma forma extremamente simples e eficiente de promover conteúdo que atraia público em potencial. Pense sempre em como se beneficiar desses tipos de ação.
Agora que você conferiu estas seis dicas de marketing, não deixe de avaliar o seu planejamento. De tempos em tempos, é interessante revisar e analisar se as estratégias estão sendo executadas como planejado.