6 serviços da economia compartilhada

post
6 serviços da economia compartilhada

A economia compartilhada cresce todos os anos e a aceitação do público é alta, já que todas as medidas envolvidas colaboram com um mundo mais consciente e responsável.

Para que adentre o universo e entenda as possibilidades de aplicação, selecionamos 6 serviços que nasceram dentro desse cenário e que podem servir de inspiração para o seu negócio.

1) Uber

O novo modelo de negócio, que utilizou aplicativo para fazer o encontro dos motoristas com passageiros, está mexendo com o mercado. Muitas empresas estão passando por um processo de “uberização”, ou seja, a busca por apps ou sites que juntem vendedor e comprador sem a necessidade de intermediários.

2) Carlicity

Com milhares de motoristas cadastrados, a Carlicity, cliente Idea Shake, entrou no mercado brasileiro para unir motoristas, anunciantes e parceiros. Os motoristas podem rentabilizar o percurso diário, anunciantes podem divulgar seus produtos e serviços através do adesivamento do automóvel e os parceiros oferecem desconto para uma comunidade que é público-alvo.

3) Airbnb

Donos de hotéis não gostaram do serviço, mas o público sim. Responsável pela alocação de diversas casas ao redor do mundo, o aplicativo apresenta 40 itens de segurança que garantem que proprietário e visitantes fechem um acordo tranquilo. O catálogo é imenso e o Rio de Janeiro lidera, na América do Sul, o número de apartamentos disponíveis, muito provavelmente pela Copa e pelas Olimpíadas.

4) Eatwith

O site une hosts de diversos locais do mundo para que a experiência da comida local seja compartilhada. O usuário escolhe o lugar via site, compra um voucher e une-se com outras pessoas desconhecidas para um jantar mais agradável e menos solitário.

5) Coworking

Pessoas que precisam de estrutura para trabalhar, mas não querem pagar aluguel, ou querem alocar apenas um período do dia, encontram no coworking a solução. As instalações oferecem tudo o que é necessário para plugar o computador e sair trabalhando.

6) BikeSharing

Bicicletas espalhadas pela cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, viraram um novo negócio. Através de aplicativo, o usuário destrava a bike e paga pelas horas utilizadas. Tornando a bicicleta acessível para todos os públicos.

Que tipos de negócios sua empresa pode fazer em ambiente digital? Já pensou nisso? Como a economia compartilhada pode impulsionar sua empresa?