7 cuidados necessários ao divulgar instituições e empresas de saúde

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7 cuidados necessários ao divulgar instituições e empresas de saúde

A publicidade médica requer atenção especializada, devido às limitações impostas pelo código de ética. Tomar conhecimento delas e zelar para que sua comunicação ocorra dentro dos limites legais vão assegurar juridicamente seu negócio e qualificar o retorno de seu investimento. Existem cuidados essenciais a que devemos atentar ao divulgar instituições e empresas de saúde, seja através de mídias tradicionais ou pela internet.

Confira o que fazer na hora de utilizar as redes sociais, atualizar seu blog ou criar uma nova campanha de e-mail marketing e entenda quais cautelas adotar na produção de conteúdo.

1. Conhecer as regras da publicidade médica

As estratégias de divulgação para instituições de saúde são diferenciadas das aplicáveis a outros negócios e regulamentadas através de resoluções pelo Conselho Federal de Medicina.

A mais recente delas, a Resolução 2.126/2015, descreve o que é proibido no marketing digital. Para garantir e credibilidade da informação divulgada por clínicas, não é permitido, por exemplo, anunciar tratamentos não reconhecidos pela comunidade científica e institui regras para coibir a concorrência desleal.

2. Não divulgar sua localização

A nova resolução proíbe a divulgação do endereço, telefone e serviços prestados pelo seu consultório através das redes sociais. Seus posts devem oferecer conteúdo e não representarem meros esforços publicitários. Além disso, os comentários de pacientes devem ser restringidos, por terem potencial de influenciar na inferência de credibilidade.

3. Não promover comparações

Para evitar a concorrência desleal, uma das novas normas referentes à publicidade médica veda o uso de imagens expositivas do tratamento e atendimento de pacientes ou que poderiam se caracterizar como tal. Usar imagens comparativas (antes e depois) para explicitar os resultados de uma cirurgia, por exemplo, é expressamente proibido.

4. Buscar comportamentos positivos ao divulgar instituições e empresas de saúde

Algumas dicas serão fundamentais para estabelecer uma presença online marcante ao se divulgarem instituições e empresas de saúde. O importante, aqui, é coordenar estratégias, para que o conteúdo alimente a geração de leads e vice-versa.

Recolher métricas a respeito das interações com sua marca, seja nas redes sociais ou comentários das postagens em seu blog, será fundamental para conhecer melhor o comportamento de seu consumidor e afinar sua estratégia de marketing. 

5. Engajar-se nas redes sociais

Manter-se ativo nas redes sociais não é vedado pelo Código de Ética e garante visibilidade para sua empresa de saúde. Websites, redes sociais e e-mail marketing são formas eficientes de estabelecer contato com o consumidor e são o cartão de visitas de sua empresa na internet.

Garanta atualizações constantes, para manter o engajamento alto, aproximando  outros médicos e pacientes da rotina do seu negócio. Divulgue novidades em tratamentos e fale sobre medicina preventiva, por exemplo.

6. Manter seu website atualizado

Ter um blog é uma maneira eficiente de atrair uma audiência ampla sem ferir as regras da publicidade médica. Conteúdo é uma forma de reforçar significativamente sua presença virtual e estabelecer autoridade junto aos leitores, representando um investimento de baixo custo com efeitos duradouros.

Atrair olhares para seu hospital ou clínica através de artigos de referência ajuda a melhorar o relacionamento de sua instituição de saúde com os pacientes e vai garantir insights importantes a respeito do seu público-alvo. Incentive a interatividade com calls to action atrativas.

7. Usar o e-mail marketing estrategicamente

Investir em presença online significa também entrar ativamente em contato com seu cliente, o que pode ser feito com auxílio do e-mail marketing. Essa ferramenta complementa seu plano de marketing de conteúdo e tende a aumentar o volume de clientes com um pós-venda dedicado.

Automatizar essa parte da sua comunicação vai tornar os custos ainda mais vantajosos por conversão. Torne-se autoridade, marque presença e cresça sua instituição de saúde com apoio do marketing digital.