A importância do Briefing

post

O briefing é um dos elementos mais importantes para criar um projeto que agrade o público e que atenda às necessidades do cliente. Um grande projeto começa sempre com um briefing bem executado. No entanto, é comum que não seja dada a verdadeira importância ao briefing, muitas vezes por falta de tempo e ansiedade do cliente ou por desconhecimento da sua utilidade.

É muito comum, clientes terem dificuldade de transmitir suas necessidades e acharem que os prestadores conseguem “adivinhar” o que é pedido.

A contribuição dos clientes é indispensável para a elaboração de um bom briefing, processo que consiste na coleta prévia de informações, junto a eles, antes do desenvolvimento do trabalho. Ele é fundamental para identificar as necessidades de comunicação (conceito da marca, objetivos, público-alvo, concorrente, entre outros) e determinar o que precisa ser feito.

O briefing detalhado e correto faz com que a empresa tenha tempo de pensar exatamente no que importa para o cliente, evitando retrabalho das duas partes, tanto da agência quanto do cliente, ou seja, todo mundo sai ganhando.