Como clínicas médicas podem utilizar as redes sociais?

post
Como clínicas médicas podem utilizar as redes sociais?

No mundo atual todos estão conectados, as redes sociais são o meio mais democrático para aproximar as pessoas umas das outras. Mas também é uma importante ferramenta para as empresas, que utilizam desse meio para divulgar seus produtos e serviços e ainda manter um bom relacionamento com o cliente.

Faça um diagnóstico da sua presença digital!

Dicas do que as clínicas médicas podem e devem fazer nas redes sociais

Para alguns segmentos é mais difícil criar uma estratégia digital, mas isso não quer dizer que não seja possível. Em clínicas médicas o uso das ferramentas on-line pode servir para desenvolver um relacionamento com os pacientes, captar novos clientes, servir como um portal de notícias sobre a área da saúde e ajudar o público a alcançar o bem-estar através dos posts.

Veja como manter um bom relacionamento com seus clientes nas redes sociais:

Redigir posts sobre assuntos que estejam na mídia

Posts explicativos sobre assuntos que estão sendo comentados como o Zika Vírus, Dengue, vacinas em geral, mostram que a clínica médica visa também levar conhecimento aos seus seguidores e não apenas se promover.

Escrever sobre alimentação saudável e atividades físicas

Publicações desse tipo mostram que o consultório está engajado em promover qualidade de vida dos seus seguidores. Esse tipo de ação também fará com que a clínica conquiste um novo público que é o “fitness”.

Divulgar os horários de funcionamento do consultório

Avisar seus pacientes sobre o horário de funcionamento da clínica em feriados e demais datas comemorativas é uma boa forma de manter o contato, mas essa ferramenta só deve ser usada como um apoio ao meio principal de divulgação dos horários. Contar que todos os seus pacientes saberão do novo horário via redes sociais não é uma boa opção.

Criar um blog

Criar um blog com conteúdo exclusivo para direcionar o público das redes sociais como Facebook e Twitter pode trazer um bom retorno. Sua clínica não será vista apenas como um negócio local, mas sim como uma geradora de informação de qualidade.

Dicas do que as clínicas médicas não devem fazer nas redes sociais

Por ser um ramo de negócio que mexe com o bem-estar do cliente, as clínicas médicas devem se atentar a alguns pontos antes de entrar no mundo das redes sociais. Saiba o que NÃO fazer para garantir um bom relacionamento com os clientes nas redes sociais.

Citar diagnósticos de pacientes

Não é permitido citar os diagnósticos e nem procedimentos realizados no paciente, mesmo com a autorização do mesmo. Visando não expor a vida pessoal das pessoas o artigo 75 do Código de Ética Médica proíbe a “comunicação de assuntos médicos em meios de comunicação geral”.

Usar expressões como “o melhor”, “o único”

É vetado aos médicos utilizarem expressões como “o melhor”, “o único”, “o mais capacitado” para divulgar os serviços da clínica e também oferecer garantias de cura ao paciente.

Divulgar Preços

Não é permitida a divulgação dos preços dos serviços como consultas, exames e também suas formas de pagamento. Caso algum prospect interessado queira saber mais informações é indicado chamá-lo para conversar via in box (privado) e pedir que entre em contato com a clínica através dos dados gerais de contato.

Colocar dados de contato em posts informativos

É vetado a clínica médica publicar posts informativos sobre diversos assuntos e ao final inserir os dados de contato da clínica. Por exemplo: “Saiba como identificar se está com Dengue. Ligue e marque uma consulta!”. Um conteúdo como esse deve ser inteiramente informativo e não ser utilizado para a promoção direta da clínica.

As redes sociais são essenciais para as clínicas médicas. Se você utilizar essa modalidade de divulgação de forma correta, o seu empreendimento só tem a ganhar.