Como o funil de vendas pode ajudar sua clínica médica?

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Como o funil de vendas pode ajudar sua clínica médica?

Se antigamente era comum interromper o consumidor para divulgar produtos e serviços, atualmente a situação é completamente diferente. O acesso facilitado às informações transformou o comportamento de consumo, principalmente no que diz respeito ao interesse das pessoas.

Para atrair a atenção dos consumidores, as marcas passaram a adotar estratégias que envolvem a produção de conteúdo para se aproximar do público durante essa jornada de compra. O marketing digital trouxe um novo método chamado de funil de vendas, para acompanhar o consumidor em diversas fases desde o primeiro contato com a marca até o momento da decisão. Saiba mais, neste post, sobre o que é e como ele pode ajudar sua clínica médica.

A estratégia do funil de vendas

O funil de vendas é um processo baseado no acompanhamento do caminho que o consumidor percorre a partir da etapa em que ele conhece a empresa, marca ou profissional, se relaciona com ela até o fechamento do negócio. Essa estratégia é fundamental para conquistar novos clientes. Dessa forma, a clínica estará presente em diversos canais através do conteúdo para cada fase do funil, disponibilizando para o público a informação certa no momento ideal.

O primeiro estágio do funil consiste em atrair o máximo da audiência que pretende atingir para na próxima fase converter em leads, atender e fidelizar. Para compreender melhor a importância da aplicação dessa estratégia no contexto atual, apresentamos os principais benefícios que o funil de vendas oferece para uma clínica médica.

O aproveitamento das oportunidades de negócio

Através do funil de vendas, é possível identificar facilmente as chances que cada negócio tem de se concretizar. Se o consumidor já foi impactado pelas informações que precisava em cada fase do funil, é mais fácil localizar o momento de uma abordagem comercial.

Assim, em vez de desperdiçar mão de obra e recursos com pessoas que não têm potencial para usar o seu serviço, com esse método a clínica localiza o momento certo para receber o paciente otimizando tempo e dinheiro. É importante ressaltar que é fundamental descobrir quais são as pessoas que ainda não estão prontas para tomar a decisão — dessa maneira, a clínica continua disponibilizando conteúdos relevantes até o momento em que os consumidores se sentirão seguros para escolherem a sua clínica.

Mais produtividade com o funil de vendas

Outra vantagem que o funil de vendas oferece para clínicas médicas é a otimização de tempo. Esse fluxo de trabalho permite padronizar o ciclo de vendas e, assim, os colaboradores têm a oportunidade de focar em tarefas estratégicas com o objetivo de criar um diferencial e se destacar no mercado.

Diante de um cenário competitivo como o atual, as clínicas que alcançarem excelência na prestação de serviços vão se distinguir das demais, e a técnica do funil é um aliado eficiente nessa conquista.

Insights para o aprimoramento dos serviços

Ao longo do processo de funil a clínica tem a possibilidade de ouvir os clientes e os potenciais clientes. Ou seja, esse relacionamento proporciona muitas ideias para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, mantê-los satisfeitos com a atuação da clínica. Esse é um dos pontos essenciais para a fidelização, pois manter um cliente é bem mais acessível financeiramente e mais fácil do que atrairnovos.

Para desenvolver um funil de vendas, é primordial considerar as etapas de topo (atração da audiência), meio (conversão em leads) e fundo de funil (venda e fidelização). Cada etapa influencia no resultado da estratégia; por isso, crie um conteúdo de qualidade para o seu público em cada fase do funil.