Como usar a tecnologia para alavancar a produtividade na sua clínica

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Como usar a tecnologia para alavancar a produtividade na sua clínica

A tecnologia evolui constantemente, e isso tem revolucionado as rotinas de empresas dos mais variados segmentos. Nas clínicas médicas, não é diferente. Hoje, existe uma série de softwares e aplicativos que podem facilitar muito o dia a dia de uma clínica, sobretudo no que diz respeito ao relacionamento com os pacientes e a produtividade dos colaboradores. Por isso, no post de hoje, daremos dicas de como você pode usar a tecnologia para alavancar a produtividade na sua clínica.

Otimização dos processos administrativos da clínica

Você pode encontrar na tecnologia uma aliada para otimizar os processos administrativos da clínica: já existem diversos programas de computador que podem ser utilizados para a gestão administrativa das organizações.

Com um bom software de gestão, além de identificar suas receitas e gastos, você conseguirá ter noção de que atividade lhe dá mais renda e traçar estratégias para intensificá-las. Se você descobrir que as consultas de pessoas que utilizam p

 

lanos de saúde lhe rendem mais do que as consultas particulares, por exemplo, pode se credenciar em mais empresas de plano de saúde e, assim, ampliar o seu número de pacientes.

Além do setor financeiro, a tecnologia também pode contribuir para um melhor controle nos recursos humanos da clínica. É possível ter um relógio de ponto que registra automaticamente as horas do pessoal, como secretárias e enfermeiros, facilitando na hora de calcular os pagamentos, por exemplo.

Proximidade com o paciente

Ter uma relação próxima com o paciente é muito importante para os médicos. As pessoas precisam se sentir confortáveis para contar sobre seus hábitos que, muitas vezes, podem ser de cunho bastante íntimo. Além disso, o médico também precisa passar confiança para o paciente, agindo sempre de forma ética e transparente.

A tecnologia também pode ajudar nesse sentido! Por meio de programas de prontuários eletrônicos, por exemplo, podem ser registradas e encontradas diversas informações sobre o paciente, como alergias, histórico de enfermidades, entre outros registros que são de fundamental importância para o diagnóstico correto de um quadro.

Se o paciente sentir que o médico realmente está interessado em sua saúde e recuperação, certamente retornará à clínica em outras oportunidades, além de indicar os seus serviços para familiares e amigos.

Relacionamento com o público e divulgação dos serviços

A internet se tornou um excelente meio de relacionamento entre as organizações e seus públicos de interesse. As clínicas médicas podem investir nesse segmento e estar presente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, divulgando seus serviços e disponibilizando informações úteis a seus seguidores, como dicas para prevenir doenças, a importância de praticar exercícios regularmente, como fazer autoexames, entre outras.

Porém, é necessário cuidado. Nunca se deve expor a vida dos pacientes na internet, fazendo selfie durante um tratamento, por exemplo (nem na página da clínica, nem em seu perfil pessoal). Para gerir suas redes sociais, é recomendada a contratação de uma equipe de comunicação, que pode ser formada por profissionais como jornalistas, publicitários e relações públicas. Existe ainda a opção de terceirizar esse serviço com uma agência especializada, o que gera menos despesas e um trabalho com a qualidade garantida.

Agora é escolher as melhores ferramentas e deixar a tecnologia trabalhar a favor da sua clínica médica.