Como usar o marketing digital para fidelizar pacientes

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Como usar o marketing digital para fidelizar pacientes

Fidelizar clientes é algo que todo profissional que atua com o público deve ter em mente, independentemente do seu ramo de atuação. E isso só pode ser obtido por meio da construção de um relacionamento sério e leal, no qual o profissional oferece um atendimento qualificado ao cliente, a ponto de conquistar sua confiança.

Entretanto, é possível potencializar a construção desse tipo de relacionamento com o uso de ferramentas de marketing digital, oferecendo para o cliente informações relacionadas aos seus interesses.

Continue lendo este post e saiba como usar o marketing digital para fidelizar pacientes:

O marketing de conteúdo

Como elaborar uma mensagem que seja eficiente o bastante para fidelizar o seu público? A resposta está na produção de conteúdo digital focada no cliente. Para tanto, é preciso pensar nesse cliente e em seus problemas, desenvolvendo conteúdo que de fato possa apontar para soluções que façam parte de seu dia a dia.

Assim, informações relevantes e dicas que ajudem esses clientes a tomar decisões importantes são fundamentais para que eles tenham sua clínica como uma referência em relação àquele tema. Dessa forma, quando precisarem de um serviço que você esteja apto a prestar, eles não hesitarão em procurá-lo.

O conceito de persona

Para criar conteúdo de qualidade, sugerimos o uso do conceito de persona. A persona nada mais é do que um perfil fictício do cliente ideal para quem você escreverá de maneira mais direcionada. Isso é eficiente para que você consiga escrever material com maior relevância e acertividade para as pessoas.

O SEO – Search Engine Optimization

Trabalhe com técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para aperfeiçoar seu conteúdo no ambiente on-line. Quando uma página está otimizada com esses recursos, é mais facilmente encontrada pelas ferramentas de busca e a tendência é que ela receba mais tráfego e, assim, ganhe visibilidade.

As redes sociais

A diferença das redes sociais em relação aos outros canais de comunicação é que elas oferecem um grau elevado de interação entre os envolvidos. Uma empresa pode postar um conteúdo no Facebook e rapidamente receber um feedback dos seus consumidores. Isso pode ser um ponto altamente positivo quando a ideia é criar ou nutrir um relacionamento.

Crie a página de sua clínica nas mais populares redes sociais e direcione sua comunicação adequadamente, de acordo com o perfil de cada uma delas. Por exemplo: no Facebook, você pode usar imagens para ilustrar suas ideias diante de um público significativo, enquanto no Twitter é possível trabalhar com links e expandir sua comunicação para outras páginas.

O e-mail marketing

O e-mail marketing é muito eficiente na criação de relacionamento com a clientela. Muito se pergunta sobre a real efetividade dessa ferramenta, uma vez que em boa parte das vezes o receptor sequer abre o e-mail quando o título não é conveniente.

Assim, o segredo é criar uma continuidade na relação, ou seja, usar esse recurso depois de perceber que o cliente já está interessado no que sua clínica tem para oferecer (muitas vezes, quando o cliente já compareceu a uma consulta, por exemplo). Assim você amplia seu vínculo com esse cliente e ainda obtém sua confiança para dar sugestões.

Todo cliente deseja receber um atendimento qualificado, realizado por profissionais competentes e que possam oferecer informações úteis para resolver seus problemas. Com as estratégias de marketing digital é possível fazer tudo isso.