Entenda como o marketing digital pode gerar mais valor para o seu hospital

post
Entenda como o marketing digital pode gerar mais valor para o seu hospital

Os gestores de empresa hoje sabem da importância que o marketing digital possui para aumentar sua base de clientes e diminuir despesas, conseguindo assim, aumentar sua rentabilidade. Porém, quando se trata da área de saúde, o assunto é mais delicado, pois os empresários dessa área ficam receosos quanto à forma de divulgar e promover seu hospital, já que esse meio inspira certos cuidados éticos ao realizar suas ações de marketing.

Mas é possível sim, utilizar o marketing digital de forma ética, implantando uma boa política de relacionamento com o cliente e ainda por cima melhorar a imagem de seu hospital, tornando-o autoridade em seu segmento — além de aumentar seu faturamento de forma significativa.

Como o marketing digital realmente funciona?

O termo marketing digital diz respeito ao conjunto de técnicas de marketing voltadas para o mercado digital — ou seja, para a internet.

Esse conceito costuma ser frequentemente confundido com o conceito de Inbound Marketing, porém vale lembrar que eles não são a mesma coisa. O Inbound Marketing é uma das principais estratégias dentro do marketing digital e é o maior responsável por ajudar grande parte das empresas a obter o retorno financeiro esperado e, com um custo extremamente baixo, se comparado com opções tradicionais. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Permissão ou Novo Marketing é uma das grandes novidades do mercado. Basicamente, esse tipo de marketing se baseia na ideia de que a empresa deve conquistar a atenção do cliente primeiramente e, só então, com a sua permissão, começar a falar sobre vendas.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing, também conhecido como Marketing de Intrusão ou Velho Marketing, é o oposto e se baseia no conceito de interrupção. Ou seja, aborda o consumidor diretamente para passar a sua mensagem.

Vamos usar dois exemplos para entender melhor esses conceitos:

O horário comercial dos canais de televisão exibindo propagandas durante os programas é um exemplo clássico do Outbound Marketing. Nesse caso, o telespectador tem sua programação interrompida para que seja feito algum tipo de anúncio.

Já os blogs corporativos são ótimos exemplos do Inbound Marketing, pois as informações são encontradas nas buscas por assuntos divulgados nas redes, sendo lidas apenas se o leitor se interessar por elas, sem interrupções. 

Como adaptar o marketing digital para o segmento de saúde? 

A coluna central do Inbound Marketing é o funil de vendas, ou seja, o caminho criado para guiar o leitor até sua empresa por meio de conteúdos relevantes, até que se ofereça seu produto ou serviço diretamente.

Na primeira fase do funil, a da atração, o hospital vai desenvolver conteúdos informativos e relevantes, que não necessariamente falem diretamente da instituição para atrair as pessoas para os seus domínios — site, portal, landing pages — e tentar convertê-las em leads.

Isso quer dizer que você atrai um desconhecido para que se torne um potencial cliente, alguém que passa a se envolver mais com sua marca. Para isso, o visitante precisa abrir, voluntariamente, um meio de comunicação direto, como o e-mail marketing, por exemplo, para falar com a sua empresa.

Quando o visitante é convertido em lead, inicia-se o segundo estágio do funil de vendas, o da consideração. Aqui, vários conteúdos relevantes e que apresentem as soluções e diferenciais do seu hospital são oferecidos para que ele possa identificar suas necessidades ou seus problemas e entender como o seu hospital pode ajudá-lo. 

Logo que a lead descobre que seu hospital possui o que ela precisa, vai para o fim do funil, que é a etapa de decisão de compra, tornando-se assim, seu cliente.

Hospitais podem se beneficiar muito com as estratégias de marketing digital, uma vez que conteúdo educativo ligado à área de saúde costuma atrair as pessoas com grande facilidade. Isso serve não só para pacientes, que passarão a ver o valor agregado da instituição, mas também para médicos e demais pacientes que são atraídos pelas indicações de conhecidos. 

Portanto, o marketing digital pode auxiliar seu hospital a se posicionar no mundo digital de forma estratégica, criando autoridade e agregando valor à sua marca, ajudando assim, a fidelizar os clientes existentes e atrair outros novos.