Privacidade de dados no WhatsApp estão com os dias contados

post

É inegável o crescimento do WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo 100 milhões só no Brasil. Claro que um número grande de audiência gera interesse de negócio por parte do detentor da marca, como é nitidamente o caso de Mark Zuckerberg.

Na atualização de 25 de agosto, o WhatsApp anunciou que mudaria a forma como lida com seu armazenamento de dados e incluiu um novo termo de privacidade que inclui o compartilhamento de dados de seus usuários, que têm até o dia 25 de setembro para rejeitar as novas normas.

Quem não terá a mesma sorte serão os novos usuários que instalarem o aplicativo após a data, sendo obrigatório aceitar a nova norma. As mudanças estão ligadas com a venda do WhatsApp para o Facebook, com a justificativa de que as informações podem beneficiar os negócios para a rede social.

Até onde vai a privacidade?

A grande discussão sobre o caso é a respeito de que não é clara a finalidade do uso das informações coletadas dos usuários do WhatsApp. Mesmo a empresa vendendo a ideia de que as mensagens são criptografadas e somente as pessoas envolvidas na conversa recebem o conteúdo enviado, fica duvidoso saber até que ponto isto é verdade diante desta nova política de privacidade.

A falta de transparência no que será, de fato, coletado através desta nova medida levanta dúvidas legais com cabimento de multa caso a empresa não se prontifique a esclarecer. No Reino Unido, por exemplo, caso não siga a legislação vigente de proteção e armazenamento de dados, a multa pode chegar a 500 mil libras, segundo o advogado especialista em direito de propriedade intelectual e mídia Steve Kuncewicz.

Como revogar o direito de compartilhar dados

Para retirar o direito do WhatsApp de coletar os seus dados, abra o aplicativo em seu celular, vá em “Configurações ou Ajustes”, em seguida escolha a opção “Conta”, e em seguida desmarque a caixa ao lado de “Compartilhar os dados da conta”. É bom correr caso não queira seus dados espalhados por aí pois você tem só até o dia 25 de setembro para revogar o direito de compartilhar os seus dados com o WhatsApp.