ROI de marketing: o que é e como calculá-lo

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ROI de marketing: o que é e como calculá-lo

Você já ouviu falar de ROI de marketing? Sabe como ele funciona? Até pouco tempo atrás, as clínicas médicas e outras empresas faziam suas campanhas de marketing, mas tinham uma grande dificuldade em avaliar os resultados e medir o retorno desse investimento.

O ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento) permite mensurar os negócios e lucros que foram obtidos em decorrência de determinada campanha. No caso de campanhas digitais, isso pode ser medido de diferentes formas e depende do resultado que se pretende atingir. A campanha pode ser direcionada para aumentar o número de seguidores, de likes no Facebook e, principalmente, gerar maior conversão em atendimentos.

Para calcular o ROI, usa-se a seguinte fórmula:

ROI = [(ganho conseguido – investimento inicial) ÷ investimento inicial] x 100

Vamos supor que foi investido R$ 50.000 na campanha e que o ganho conseguido foi de R$ 150.000. Logo, se tem a fórmula:

ROI = [(R$ 150.000 – R$ 50.000) ÷ R$ 50.000,00] x 100 = 200

Nesse caso, o seu lucro foi de 200% sobre o valor investido e, com base no seu planejamento, é possível verificar se os resultados foram atingidos.

Entenda a importância do uso do ROI de marketing

É possível que sua clínica esteja investindo em diversas ações de marketing ao mesmo tempo. No entanto, de nada valerá o esforço se você obtiver o retorno e ele não for mensurado. Quando se investe em diversas plataformas on-line, como o Google AdWords, Facebook e outras redes sociais é possível saber a quantidade de conversões e até mesmo o custo de cada uma delas, mas muitas vezes isso pode gerar confusão.

Quando se tem o apoio de uma agência especializada que trabalha com o ROI de marketing, é possível ter um resultado detalhado e saber quais foram as campanhas mais rentáveis. Tudo isso, através da terceirização dos serviços de marketing on-line.

As vantagens do ROI de marketing

Com o ROI de marketing é possível:

  • Saber como cada uma das ações contribuiu para os resultados e se o marketing realmente está sendo mais eficiente que outras ações que estão sendo adotadas;

  • Calcular o tempo de retorno sobre um investimento e equilibrar o caixa de acordo com o previsto;

  • Rever as metas comerciais, pois quando se consegue resultados positivos pode-se trabalhar com metas mais agressivas e atingi-las;

  • Identificar os produtos — no caso das clínicas médicas,  serviços — mais rentáveis e investir neles. Já os menos rentáveis podem ser reestruturados para ficarem mais atrativos ou até mesmo deixarem de ser oferecidos, dependendo da demanda;

  • Preparar-se para a demanda. Isso é muito importante, pois de nada adianta fazer uma campanha, atrair os pacientes para a sua clínica médica e não ter como atendê-los. É preciso ter estrutura física e profissionais para receber os interessados nos seus serviços.

  • Aumentar os lucros, pois uma vez que se tem resultados positivos a quantidade de serviços prestados aumentam e, consequentemente, os ganhos também.

Quando se usa o ROI de marketing é possível mensurar os resultados no menor tempo possível, sem precisar que a campanha chegue ao fim para obter os relatórios e gráficos. Isso permite que ela seja revista quando não está apresentando os resultados desejados e as estratégias de aumento de demanda sejam melhoradas. Com isso a sua clínica terá resultados ainda mais positivos.

E você, o que tem feito para mensurar os resultados em sua empresa? Está dando a devida atenção ao ROI de marketing da sua clínica médica?