A tendência do pagamento de contas por celular.

post
A tendência do pagamento de contas por celular.

O mundo está prestes a entrar definitivamente no futuro, aquele previsto em filmes e animações da nossa infância. Os carros de passeio ainda não voam, mas o pagamento de contas pelo celular já é uma realidade. A Samsung está decidida a transformar os smartphones em carteiras de pagamento, e para isso investiu nada menos que cinco anos de trabalho árduo de uma equipe de pesquisadores para dominar o que outras empresas, como a ZTE e a Microsoft, já apresentaram em alguns devices: o reconhecimento de íris. A gigante sul-coreana apresentou o novo recurso no lançamento do Galaxy Note 7 e afirma que o procedimento tem 200 vezes menos chance de dar um falso positivo do que a biometria digital. Mas como será que isso funciona na prática?

Futuro próximo, mas nem tanto

Segundo os especialistas da Samsung, ao contrário das digitais, que podem mudar com o passar dos anos, a íris humana toma sua forma definitiva a partir da adolescência tornando o processo 200% mais seguro do que a biometria digital.

Para fazer o pagamento pelo smartphone da Samsung usando a nova tecnologia, é preciso que o usuário cadastre previamente seus cartões de crédito no Samsung Pay, acesse o aplicativo e escolha a opção de pagamento pela leitura da íris (há também a opção de senha). Depois ele deve fazer uma selfie, encaixando os olhos na marcação indicada. Sem o enquadramento correto o telefone não consegue fazer o reconhecimento.

Depois é feito o pareamento com a maquininha de pagamento, o smartphone vibra, a máquina aprova a transação e emite os comprovantes normalmente. Mas não se anime muito, porque se no exterior a Samsung fechou parceria com grandes bancos, como o Citybank, no Brasil ainda não há bancos parceiros para adotar a tecnologia. Ou seja, o futuro está próximo, mas nem tanto.

Além da autenticação pelo reconhecimento da íris, outras tecnologias vêm facilitando o ia a dia e aumentando a segurança

Bancos 100% digitais, pagamentos online e cartões de crédito virtuais, telepresença são algumas das tecnologias que já estão disponíveis e cada vez mais usadas. E se no mundo financeiro isso já é realidade, não falta muito para estar difundida em diversas áreas, incluindo a saúde.

O reconhecimento de íris já é largamente usada nos aeroportos internacionais, prédios do governo, pontos de entrada e saída de instituições em todo o mundo, além de para impedir o acesso de pessoas não autorizadas a computadores. A ideia é que a tecnologia chegue também aos hospitais, clínicas e planos de saúde, facilitando a entrada e saída de pacientes, o pagamento de contas e até substituindo a carteirinha do plano de saúde, colaborando para evitar fraudes e agilizando os processos de internação e autorização de procedimentos.

Os meios de pagamento também devem ficar cada vez mais facilitados e seguros através de novas tecnologias. Mas facilitar o pagamento incluindo meios online deve ser algo implementado hoje mesmo em consultórios e clínicas, não tem mais como fugir do futuro, ele já está aqui!